OBrasill.com - a sua página inicial.BIOLOGIA 

Conceito de espécie: o conceito biológico de espécie

Artigos em Biologia para vestibulares, concursos, trabalhos escolares de nível médio e universitário


Página Inicial|Informática|Educação|Biologia|MegaLoja|Serviços gratuitos

.
Google
Pesquisa personalizada

Aproveite as ofertas do Submarino:

* Resumão de Biologia - ótimo para vestibular, concursos e trabalhos escolares por menos de R$ 10,00 > confira

* Biologia Celular e Molecular - Junqueira & Carneiro nova edição > confira

* Bio: vomule único - Completo para vestibular e ensino médio - Sonia Lopes >confira

Resumão Biologia Biologia Celular e MolecularBiologia, volume únicoOBrasill.com - a sua página inicial leve e rápida. Encontre os menores preços em lojas confiáveis. O melhor conteúdo: Informática, Educação, Biologia, Ciência, Sites

.

 

Nesse e nos demais textos do Portal de Biologia do Obrasill.com você encontrará informações úteis para o seu estudo. Caso esteja estudando para um concurso, vestibular, qualquer outra prova ou seleção ou mesmo se estiver preparando um trabalho escolar, as informações a seguir lhe ajudará a obter boas notas. Boa sorte!

Aproveite os menores preços de computadores essa semana. Compare os preços

 

O seu entendimento tem mudado de forma radical desde o seu emprego inicial. Nos primeiros tempos após a publicação em 1758 e aceitação generalizada da 10 a Edição do Systema Naturae de autoria de Carl von Linné(Carolus Linnaeus); quando as idéias sobre a evolução não estavam definidas; desconhecia-se o significado da variabilidade genética entre populações. Pensava-se nos primeiros momentos, que fossem fixas sem mudanças desde a sua criação. Se um animal não apresenta-se todas as características da espécie a que pertence-se, se considerava como o resultado de um acidente ou de algum “equívoco “ do próprio animal.

O ponto de vista atual é mais amplo. Hoje admite-se que em cada sp encontremos amplitude para a diversificação genética; inclusive é aceitável que ao longo do tempo, uma espécie vá mudando gradualmente, adaptando-se ao meio ambiente, a medida que as estirpes genéticas de mais êxitos sobreponham as menos favoráveis ou que sejam adequadas para um determinado habitat. A sp evoluída é difícil de descrever.

Os primeiros zoólogos durante muito tempo acreditavamque o único modo de descreverem espécies era incluí-las em um grupo “arbitrário”, quer dizer, como um conjunto de organismos que segundo o juízo de um especialista competente deveriam assim estar reunidos. Não obstante, incluso desde o princípio, o especialista não deveria ser demasiado arbitrário. Se as formas jovens fossem colocadas em distintas espécies das dos adultos embora com aspecto morfológico e comportamento distinto; outros zoólogos não aceitariam seu juízo como válido. Macho e fêmea ainda que fossem diferentes em certos aspectos morfológicos; também deveriam ser considerados da mesma espécie.

Por outro lado, os biólogos modernos estão mais convencidos de que é melhor considerar a espécie como uma população de organismos que se cruzam, ou que podem fazê-lo livremente, ainda que,outras características sejam também importantes.

A unidade básica da classificação biológica é a espécie. Podemos dizer que uma espécie é um grupo de indivíduosque, tendo muitascaracterísticas em comum e diferindo de outros grupos em um ou mais aspectos, são férteis entre si e produzem descendentes férteis. Via de regra, indivíduos de espécies diferentes não se cruzam, embora ocasionalmente, se produzam híbridos entre espécies.

Texto: Prof. Ricardo Cabral
 
Não é o que você procurava ou precisa de mais informações? Entre no Portal de Biologia do OBrasill.com e encontre artigos relacionados 

 

Bibliografia sugerida 

BARNES, R. Zoologia de Invertebrados 4. Ed.  São Paulo : Roca , 1984.

BRUSCA, R. & BRUSCA, G.J. Invertebrates   Sunderland : Sinauer, 1990.

DORIT,R.; WALKER Jr W. F. & BARNES, R. D. Zoology   Philadelphia : Saunders, 1991.

RUPPERT, E. E. & BARNES, R. D.  Invertebrate Zoology  6. Ed.  Fort Worth : Saunders, 1991.

BARNES, R.S.K.; CALOW,P.; OLIVE, P.J.W. & GOLDING, D.W.The invertebrates : a new synthesis   Oxford : Blackell,1994.

MEGLITSCH, P. A . Zoologia de Invertebrados  Madrid : H. Blume, 1972

Papavero, N.  (ed.) Fundamentos Práticos de Taxonomia Zoológica 2.ed. São Paulo : Editora da Universidade Estadual Paulista, 1994.