OBrasill.com - a sua página inicial.EDUCAÇÃO

Os desafios da qualidade na educação infantil - Parte 2


PORTAL DE EDUCAÇÃO                     OBrasill.com

.

.

Página Inicial|Informática|Educação|Biologia|MegaLoja|Serviços gratuitos

.

 

O educador pode também trabalhar com aulas práticas. Pois nesta idade a criança está na fase do descobrimento, da curiosidade. Para uma aprendizagem significativa é interessante a criança ouvir e se possível olhar, pegar. Por exemplo, se um determinado assunto for sobre animais marinhos, o educador pode levar alguns animais para a sala e mostrar à seus alunos. Desta forma as crianças terão um interesse bem maior pela aula.

De acordo com Sousa, sd., uma outra forma de saber se há qualidades na educação infantil de determinado ambiente escolar é buscar examiná-lo a partir do olhar ou da experiência da própria criança. Por exemplo, se uma criança chora freqüentemente, tem medo, oferece resistências para se aproximar das outras crianças ou dos adultos ou se recusa a permanecer no local onde os programas são desenvolvidos, isto pode estar indicando que aos seus olhos esse local não é acolhedor, seguro ou confiável. Um pouco de resistência no período inicial de adaptação é compreensível, mas se isto permanece ao longo dos meses, não podemos dizer que este seja um programa de qualidade - pelo menos para aquela criança.

Um ambiente escolar de qualidade deve significar um ambiente acolhedor, seguro e confiável para todas as crianças. Um local onde cada uma delas possa se sentir bem, segura, protegida, amada, aceita e feliz. Nesse ambiente não há espaço para descuidos, abandonos ou negligências por parte dos adultos que nele trabalham. Pelo contrário, o que há é um interesse explícito pelo bem estar e segurança das crianças e um profundo respeito às suas individualidades, associados a um planejamento de ações integradas que possam contribuir, positivamente, para os seus processos de desenvolvimento e aprendizagem (Sousa, sd).

Além de bons profissionais, a escola que se propõe a trabalhar com educação infantil precisa investir na melhoria e na qualidade da infra-estrutura. As salas devem ser amplas e bem arejadas. Os banheiros devem ser exclusivos para as crianças. É fundamental a presença de um parquinho para os momentos do intervalo. Televisão e aparelho de dvd podem auxiliar os educadores a tornar suas aulas mais atrativas com desenhos animados e músicas. Diversos brinquedos de raciocínio lógico fazem as crianças aprenderem e ao mesmo tempo se divertirem.

É necessário que o ambiente escolar se preocupe com a qualidade da educação infantil oferecida, pois a Educação Infantil inaugura uma nova fase na vida do indivíduo.

Os desafios da qualidade na educação infantil -Parte 1

Não era o que você procurava ou precisa de mais  nformações? Entre no Portal de Educação do OBrasill.com  encontre artigos relacionados.


Referências Bibliográficas

Folha Dirigida (RJ)|29.8.2007. Educação Infantil: formação das crianças, desafios de gente grande.

Profª Hed. Disponível em : www.hedlamar.blogspot.com/.

Sousa, M. F. G.Educação infantil: os desafios da qualidade na diversidade.

Disponível em: inforum.insite.com.br