OBrasill.com - a sua página inicial.EDUCAÇÃO

Os desafios da qualidade na educação infantil - Parte 1

PORTAL DE EDUCAÇÃO                  OBrasill.com

.

.

Página Inicial|Informática|Educação|Biologia|MegaLoja|Serviços gratuitos

.

 

Os anos iniciais da vida são decisivos. Entre 0 e 6 anos as bases do nosso ser começam a se estruturar. As diversas áreas do desenvolvimento - física, motora, sexual, afetiva e cognitiva são estimuladas e iniciam seu processo de formação e integração. Mudanças significativas ocorrem no nosso cérebro. Surgem os primórdios da nossa identidade, do nosso auto conceito e da nossa auto-estima. As nossas interações com o meio passam a ser progressivamente mais complexas. Começamos o nosso auto conhecimento e iniciamos as nossas aprendizagens relativas ao outro e ao mundo mais amplo onde estamos inseridos. Iniciamos as aprendizagens do viver e conviver em sociedade, do comportar-se segundo regras, normas e padrões sociais, do observar os direitos e deveres. Surgem os primórdios dos comportamentos éticos e solidários (Sousa, sd). É por isso que somente pessoas extremamente capacitadas, profissionais de qualidades, podem trabalhar com educação infantil. Esta área exige muito conhecimento, paciência, dedicação, amor e criatividade do profissional. Pois, segundo Hed, aeducação infantilestabelece as bases da personalidade humana, da inteligência, da vida emocional, da socialização.As primeiras experiências da vida são as que marcam mais profundamente a pessoa.Quando positivas, tendem a reforçar, ao longo da vida, as atitudes de autoconfiança, de cooperação, solidariedade e responsabilidade.

O grande problema encontrado atualmente nas escolas que trabalham com educação infantil é a falta de capacitação profissional. Muitas escolas, sejam elas públicas ou privadas, têmcomo foco em suas atividades com as criançasa linguagem verbal. Mas sabemos que a base necessária para um bom nível de aprendizado nas séries seguintes não depende só da leitura. Habilidades como raciocínio lógico, criatividade, expressividade, também decisivas para uma vida escolar sem sobressaltos, estão ligadas ao desenvolvimento cognitivo que se dá em outras frentes, que vão além da comunicação oral (Folha Dirigida (RJ)|29.8.2007).

Aos poucos, o início do processo educacional se veste de formas cada vez mais diversificadas de ensinar. Atividades que preparam a criança para a leitura continuam com lugar cativo nas turmas de Educação Infantil. Porém, segundo especialistas, as escolas já começam a perceber que vale a pena apostar em novos paradigmas educacionais para explorar e desenvolver o potencial criativo das crianças (Folha Dirigida (RJ)|29.8.2007).

 A escola de hoje ainda prioriza muito a linguagem verbal, mas as crianças se expressam de muitas outras maneiras. Por isso, é importante abrir espaço na Educação Infantil para outras formas de expressão que envolvam música, arte, desenho, o próprio corpo, etc (Folha Dirigida (RJ)|29.8.2007).

Os desafios da qualidade na educação infantil - Parte 2

Não era o que você procurava ou precisa de mais informações? Entre no Portal de Educação do OBrasill.com e encontre artigos relacionados.