Uma causa possível de aumento repentino da conta de energia é a fuga de corrente. Se a sua instalação for de 110 volts e tiver uma fuga de corrente de 0,1 ampère, você terá somado à sua conta no final do mê mais de 7,9 kWh com esse problema.
As principais causas da fuga de corrente são: emendas de fios desencapados e isolação desgastada, além de eletrodomésticos e acessórios defeituosos. Para identificar problemas de fuga de corrente ou de defeito no medidor de energia, faça os seguintes testes:
Teste para detectar fuga de corrente nas instalações elétricas internas
Desligue todos os aparelhos das tomadas e apague as luzes. Verifique se o disco do medidor continua girando. Caso continue, existe um problema.
Para identificar a origem do problema, desligue a chave geral. Se o disco parar de girar, então o defeiro é na instalação elétrica proveniente de fuga de corrente. Nesse caso, consulte um eletricista de confiança.
Teste para detectar defeito no medidor
Se após desligar a chave geral o disco do medidor continuar girando, o defeito poderá ser no medidor. Procure a companhia de energia elétrica e solicite uma inspeção no seu medidor.
Teste para detectar fuga de corrente nos eletrodomésticos
Ligue novamente a chave geral e mantenha todos os aparelhos e lâmpadas desligados. Ligue a tomada de cada um dos aparelhos, sem fazê-los funcionar, exceto claro, os equipamentos automáticos, que se ligam sozinhos e, portanto, vão consumir energia durante esse teste (geladeira, por exemplo).
Se o disco do medidor começar a girar, o eletrodoméstico em teste ou a tomada da instalação interna está com algum defeito. Para saber se o problema é na tomada, repita o teste com outros aparelhos. Se o disco continuar girando, o defeito é na tomada. Se o disco parar, a fuga de corrente é no aparelho.
Importante: os procedimentos para os teste só aplicam-se para os casos em que os disjuntores são instalados após o equipamento de medição.
Ao fazer os testesm lembre-se de tomar todas as precauções necessárias, pois a energia é um produto que requer cuidados especiais.
Fonte: Modificado do Guia do Cliente Residencial da Coelba - Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia