OBrasill.com - a sua página inicial.EDUCAÇÃO

Ensino Médio no Brasil


PORTAL DE EDUCAÇÃO                    OBrasill.com

.

.

Página Inicial|Informática|Educação|Biologia|MegaLoja|Serviços gratuitos

.

 

Tanto nos países desenvolvidos quanto nos que lutam para superar o subdesenvolvimento, a expansão do ensino médio pode ser poderoso fator de formação para a cidadania e de qualificação profissional.

Justamente em virtude disso, no caso brasileiro, é particularmente preocupante o reduzido acesso ao ensino médio, muito menor que nos demais países latino-americanos em desenvolvimento, embora as estatísticas demonstrem que os concluintes do ensino fundamental começam a chegar à terceira etapa da educação em número um pouco maior, a cada ano.

Segundo Domingues et al (2000) a educação média tem sido historicamente seletiva e vulnerável à desigualdade social. Mas atualmente tem se percebido que o ensino médio tem incorporado grupos sociais quese encontravam excluídos desse nível de ensino.

Continuando seu pensamento, Domingues comenta que a educação básica tem várias etapas, e a sua última é que o ensino médio tem como finalidade consolidar e aprofundar os conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, além de possibilitar o prosseguimento dos estudos.

No artigo 35 da LDB fica claro também que a finalidade do ensino médio é a “preparação para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo que seja capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores”.

Com a finalidade de melhorar a situação do ensino médio, o governo estadual da Bahia propõe que este seja construído na articulação dos conteúdos contextualizados, na ênfase, no desenvolvimento de competências, na ressignificação da aprendizagem de conhecimentos, procedimentos, habilidades, valores e atitudes, na desgradificação curricular e na interdisciplinaridade[1] e articulação entre vários conceitos, além da valorização dos conhecimentos prévios dos educandos como preditores de sucesso nas ocorrências futuras de outras aprendizagens mais duradouras e mais abrangentes (Bahia, 2005).



[1] É a integração de dois ou mais componentes curriculares na construção do conhecimento.

Referências

BAHIA. Orientações Curriculares Estaduais para o Ensino Médio. Secretaria da Educação: Salvador, 2005. cap. 6.

DOMINGUES, J. J.; TOSCHI, N. S. & OLIVEIRA, J.F. A reforma do Ensino Médio: a nova formulação curricular e a realidade da escola pública. Revista Educação e Sociedade, ano 21, n. 170, abril. 2000.

Não era o que você procurava ou precisa de mais informações? Entre no Portal de Educação do OBrasill.com e encontre artigos relacionados.