OBrasill.com - a sua página inicial. BIOLOGIA 

Fecundidade

   Artigos em Biologia para vestibulares, concursos, trabalhos escolares de nível médio e universitário

 


Página Inicial|Informática|Educação|Biologia|MegaLoja|Serviços gratuitos

.

Google
Pesquisa personalizada

Aproveite as ofertas do Submarino:

* Resumão de Biologia - ótimo para vestibular, concursos e trabalhos escolares por menos de R$ 10,00 > confira

* Biologia Celular e Molecular - Junqueira & Carneiro nova edição > confira

* Bio: vomule único - Completo para vestibular e ensino médio - Sonia Lopes >confira

Resumão Biologia Biologia Celular e MolecularBiologia, volume únicoOBrasill.com - a sua página inicial leve e rápida. Encontre os menores preços em lojas confiáveis. O melhor conteúdo: Informática, Educação, Biologia, Ciência, Sites

.

 

Nesse e nos demais textos do Portal de Biologia do Obrasill.com você encontrará informações úteis para o seu estudo. Caso esteja estudando para um concurso, vestibular, qualquer outra prova ou seleção ou mesmo se estiver preparando um trabalho escolar, as informações a seguir lhe ajudará a obter boas notas. Boa sorte!

Aproveite os menores preços de computadores essa semana. Compare os preços

 

Fecundidade

Altas taxas extrínsecas de mortalidade de adultos, favorecem um aumento do esforço reprodutivo, ou um investimento nos filhotes, às custas da sobrevivência dos adultos e da reprodução futura. Por outro lado, quando a expectativa de vida é potencialmente longa, os indivíduos não devem aumentar tanto a fecundidade num determinado momento para não comprometer a reprodução futura (RICKLEFS, 2003).

Publicidade - Encontre os menores preços de Pen drive e MP3 Player / MP4 Player em lojas confiáveis.

Muitas plantas e invertebrados, assim como alguns peixes, répteis e anfíbio, não possuem um tamanho adulto característico. Eles crescem, embora geralmente numa taxa declinante, ao longo de toda a sua vida adulta, numa condição chamada de crescimento indeterminado. A fecundidade está diretamente relacionada ao tamanho do corpo na maioria das espécies de crescimento indeterminado. Como a produção de ovos e o crescimento vivem dos mesmos recursos de energia e nutrientes assimilados, um aumento na fecundidade durante um ano precisa ser compensado por uma redução da fecundidade nos anos subseqüentes. Da mesma forma, uma longa expectativa de vida deve favorecer o crescimento em detrimento da fecundidade durante cada ano. Para os organismos com uma chance menor de viver e se reproduzir no futuro, alocar recursos limitados para o crescimento e não para os ovos desperdiça um potencial de fecundidade no período jovem (RICKLEFS, 2003).

A chance de um zigoto de um invertebrado marinho tornar-se um indivíduo adulto é pequena quando os ovos ou larvas planctônicas são liberados na água do mar. A maioria deles é consumida por filtradores ou pequenos carnívoros. Consequentemente, para sobreviver, espécies que liberam gametas no mar produzem muito mais células sexuais do que aquelas incubadoras ou vivíparas, que liberam larvas de curta duração ou juvenis. A quantidade de gametas produzida em cada episódio reprodutivo pode também ser influenciada pela disponibilidade de alimento ou pela temperatura, porém, tende a ser característica de cada espécie. Quando uma espécie incuba seus descendentes, o número de gametas pode ser muito reduzido e ser suficiente para o sucesso reprodutivo. Tais ovócitos, por exemplo, são providos de boa quantidade de nutrientes e são protegidos de predadores e filtradores. Em princípio, as chances desses ovos desenvolverem-se em um juvenil são maiores do que aquelas de ovos resultantes de fecundação externa e sem nenhuma proteção (VENTURA & PIRES, 2002).

Entretanto, o aumento na fecundidade pode interferir em outros componentes da sobrevivência e da reprodução. Um paralelo pode ser feito com a produção de semente de um carvalho. Um aumento na fecundidade pode contribuir para o ajustamento ao aumentar a quantidade de descendentes. Todavia, tal modificação também pode reduzir a sobrevivência das plântulas, caso o tamanho das sementes for reduzido para permitir o aumento no número de sementes, ou até mesmo devido a uma maior competição entre as plântulas. A sobrevivência das árvores adultas também pode ser afetada se os recursos forem deslocados do crescimento das raízes e, considerando que a fecundidade geralmente é proporcional ao tamanho do indivíduo, se a maior produção de sementes reduzir o crescimento da árvore nos anos subseqüentes, a fecundidade nos futuros eventos reprodutivos também pode ser afetada (RICKLEFS, 2003).

Referências Bibliográficas

RICKLEFS, R.E. A Economia da Natureza. 5. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003. 503p.

VENTURA, C.R.R.; PIRES, D.O. Ciclo de vida de invertebrados marinhos. In: PEREIRA, R.C. & SOARES-GOMES, A. (Org.). Biologia Marinha. Rio de Janeiro: Interciência, 2002. p 49-67.

Não é o que você procurava ou precisa de mais informações? Entre no Portal de Biologia do OBrasill.com e encontre artigos relacionados