OBrasill.com - a sua página inicial.BIOLOGIA  

Fitoflagelados e Zooflagelados

  Artigos em Biologia para vestibulares, concursos, trabalhos escolares de nível médio e universitário


Página Inicial|Informática|Educação|Biologia|MegaLoja|Serviços gratuitos

.
Google
Pesquisa personalizada

Aproveite as ofertas do Submarino:

* Resumão de Biologia - ótimo para vestibular, concursos e trabalhos escolares por menos de R$ 10,00 > confira

* Biologia Celular e Molecular - Junqueira & Carneiro nova edição > confira

* Bio: vomule único - Completo para vestibular e ensino médio - Sonia Lopes >confira

Resumão Biologia Biologia Celular e MolecularBiologia, volume únicoOBrasill.com - a sua página inicial leve e rápida. Encontre os menores preços em lojas confiáveis. O melhor conteúdo: Informática, Educação, Biologia, Ciência, Sites

.

 

Nesse e nos demais textos do Portal de Biologia do Obrasill.com você encontrará informações úteis para o seu estudo. Caso esteja estudando para um concurso, vestibular, qualquer outra prova ou seleção ou mesmo se estiver preparando um trabalho escolar, as informações a seguir lhe ajudará a obter boas notas. Boa sorte!

Aproveite os menores preços de computadores essa semana. Compare os preços

 

Fitoflagelados.Apresentam de: 1- 2 flagelos e comumente são dotados decloroplastos. Estes organismos por apresentarem adaptações temporárias típicas em vegetais; via de regra são denominados pelos botânicos como algas. A divisão dos fitoflagelados concentra número significativode formas de vida livre dos flagelados como: Euglena, Chlamydomonas, Peranema, Volvox, por exemplo. Na fase adulta, os flagelos de que são providos, representam a melhor caracterização do grupo, além de atuar como meio propulsor. Podem obter seus recursos tróficos como organismos: autotróficos, heterotróficos ou ambos.

Zooflagelados . Caracterizam-se por apresentarem 1 a muitos flagelos, não terem cloroplastos e optarem por nutriçãoheterotrófica. Alguns são de vida livre, entretanto a maioria é formada de comensais, simbiontes ou de parasitasem outros animais, especialmente artrópodes e vertebrados. Todos são providos de uma conspícua massa de DNA (cinetoplasto), localizado no interior de um único mitocôndrio desenvolvido a alongado. Um a dois flagelos surge de uma depressão e seus corpúsculos basais são localizados sobre ou próximo do mitocôndrio cinetoplasto.

Publicidade - Encontre os menores preços de Pen drive e MP3 Player / MP4 Player em lojas confiáveis.

Locomoção. A presença conspícua do flagelo é o caráter morfológico básico dos filos flagelados. Muitas spp apresentam 2 flagelos; que podem ser iguais ou dissimilares, tanto no tamanho como em funções (ex: Peranema spp e espécies de dinoflagelados). A propulsão flagelar segue o mesmo princípio de um propulsor. O movimento flagelar produz ondulações

Que tanto conduz para frente; como para trás. Inúmeros flagelados apresentam flagelos com finas ramificações laterais (mastigonemas). Formas flageladas que apresentam películas flexíveis e finas são capazes de fazer movimentos amebóides, alguns crisomonandinos e outras formas, podem dispensar os seus flagelos e assumir um tipo de locomoção inteiramente amebóide.

Nutrição. Os fitoflagelados são primariamente autotróficos e apresentam clorofila. Quando a clorofila não é mascarada por outros pigmentos, os flagelados apresentam a cor verde. No caso das xantofilas serem dominantes, as cores prevalentes podem ser: vermelho, laranja, amarelo ou marrom. Importante lembrar que: diferentes grupos de fitoflagelados são caracterizados por diferentes combinações de tipos de clorofila e pigmentos acessórios; servindo como reservatórios de alimentos como: óleos ou gorduras ou ainda diversas formas de carboidratos. Evidente nutrição heterotrófica é constatada em zooflagelados, bem como em alguns outros grupos. Dentre os zooflagelados estão reunidas espécies parasitas. São diversificados neste grupo os mecanismos de obtenção e ingestão dos recursos tróficos.

Forma e estrutura. Os flagelados variam sua estrutura radicalmente entre os seus representantes. Alguns apresentam distintas porções anteriores e posteriores. Independentemente da ausência de algum plano básico de simetria. Inúmeros spp são livres – natantes; outras são de vida séssil; e outras são coloniais.

Texto: Prof. Ricardo Cabral (UESC)