OBrasill.com - a sua página inicial.BIOLOGIA

Historia dos protozários

Artigos em Biologia para vestibulares, concursos, trabalhos escolares de nível médio e universitário


Google
Pesquisa personalizada

Aproveite as ofertas do Submarino:

* Resumão de Biologia - ótimo para vestibular, concursos e trabalhos escolares por menos de R$ 10,00 > confira

* Biologia Celular e Molecular - Junqueira & Carneiro nova edição > confira

* Bio: vomule único - Completo para vestibular e ensino médio - Sonia Lopes >confira

Resumão Biologia Biologia Celular e MolecularBiologia, volume únicoOBrasill.com - a sua página inicial leve e rápida. Encontre os menores preços em lojas confiáveis. O melhor conteúdo: Informática, Educação, Biologia, Ciência, Sites

.

 

Nesse e nos demais textos do Portal de Biologia do Obrasill.com você encontrará informações úteis para o seu estudo. Caso esteja estudando para um concurso, vestibular, qualquer outra prova ou seleção ou mesmo se estiver preparando um trabalho escolar, as informações a seguir lhe ajudará a obter boas notas. Boa sorte!

Aproveite os menores preços de computadores essa semana. Compare os preços

 

Se por um lado, contém um comparativo pequeno número de grandes formas os protozoários são inobserváveis a olho nu. Só puderam ser compreendidos com a invenção do microscópio por Anton van Leeuwenhoek (1632-1723), que é reconhecido como pai da Protozoologia. Polindo ele próprio suas lentes, Leeuwenhoek, construiu mais de 400 lentes, incluindo uma que tem aumento de 270 vezes ! Em seus estudos, descobriu vários protozoários. DOBELL (1932) comenta que foi Leeuwenhoek o primeiro a observar em 1674 os protozoários de vida livre. Entre 1674 a 1716, muitos protozoários foram registrados por este holandês, que publicou suas observações na Royal Society of London (instituição científica de grande respeitabilidade que já existia na época), apresentando a comunidade científica: Vorticella, Stylonychia, Carchesium, Volvox, Coleps, Kerona, Anthophysis,Elphidium, etc. Em 1691, Colpodafoi descrito por Buonanni; em 1696, Harris, redescobre a Euglena ! ; Joblot, em 1718 publica o 1o atlas de organismos microscópicos; Woodruff (1937) comenta que Joblot apresenta em seu trabalho a figura do Paramecium. Seguindo , a história registra que Trembley em 1744, estuda a divisão de alguns ciliados; incluindo provavelmente o Paramecium, cujo nome genérico foi publicado por Hill em 1752. Nocytiluca foi descrito por Baker em 1753.

Publicidade - Encontre os menores preços de Pen drive e MP3 Player / MP4 Player em lojas confiáveis.

Em seus estudos, Rösel von Rosenhof (1755), observou um organismo denominado por ele de : “der kleine Proteus”, bem como : Vorticella, Stentor e Volvox. O “Proteus”que Linnaeus denominou de Volvox chaos em 1758 e mais tarde denominado de Chaos proteus em 1767, não foi identificado com nenhum outro conhecido organismo amebóide, de acordo com (KUDO,1946). O conhecimento dos tricocistos foi obtido por Ellis em 1769; seguido de Eichhorn que em 1783 observa os heliozoários. O conhecimento de ciclose em Paramecium foi obtido por Gruituisen no início do século 19. Uma grande contribuição foi gerada pelo trabalho de Ehrenberg (entre 1828 e 1838) publicando Die Infusionsthierchen als volkommene Organismen, com diagnoses de gêneros e espécies até hoje praticamente validas em seu contexto geral para a Taxonomia. A história ainda é longa ..., mas dando um salto no tempo, chegamos a 1879, quando a primeira monografia sobre protozoários (Freshwater Rhizopods of North America) é publicada nos EUA por Leidy; registrando várias formas interessantes, até então desconhecidas na Europa. Um dos melhores trabalhos até hoje, assim considerado , foi o de Bütschli que de 1880 a 1889 estabeleceu as bases da taxonomia das espécies de protozoários.

A variedade de formas e estruturas do núcleo dos protozoários; tornou-se o desafio para estudos de inúmeros citologistas em todo o mundo; entre eles citamos Weismann que com Schaudinn contribuíram muito para o desenvolvimento dos estudos citológicos com Protozoa.; Calkins (EUA) e Doflein (Alemanha) escreveram no início do século os atuais livros textos de Protozoologia, descrevendo profundamente a taxonomia e a sua biologia., Jenning, por exemplo, devotou aproximadamente 40 anos nos estudos de genética dos protozoários. Acerca do conhecimento atual sobre protozoários parasitas , DOBELL (1932) comenta a importância do trabalho de Leeuwenhoek que foi o primeiro a observar protozoários parasitas em 1674, como: o cocídio Eimeria stiedae na bexiga urinária de um coelho em idade avançada; de seus próprios resíduos estomacais, quando acometido de diarréia, detectou Giardia intestinalis, em 1681; isolou Opalina e Nyctotherus no conteúdo estomacal de anuros (sapos e rãs) em 1683. Müller em 1773, isola Trichomonas bucal, típica no homem, denominada de Cercaria tenax por DOBELL (1939). Até a publicação do trabalho de Dufour em 1828, não se tinha a menor idéia da existência de protozoários vivendo no interior de outros organismos; a partir de então passamos a conhecer as gregarinas , isoladas do trato digestivo de Coleoptera, típica em Tenebrio molitor. O gênero Trypanosoma foi criado por Gruby em 1843; entretanto em 1841, do sangue de salmão, Valentine, observou pela primeira vez, os flagelados; em 1842, Gluge descobre o tripanosoma em sapos e rãs.

Em 1849 Gros, detecta Entamoebagengivalis na boca humana. Trichomonas e Chilomastix são detectados 5 anos após por Davaine. Em 1857 Balantidium coli, é descoberto por Malmsten. Na Índia; Lewis observa em 1870, aEntamoeba coli. Em 1875 na Rússia, é encontrada a Entamoeba histolytica por Lösch Em 1870, Pasteur contribui com a descoberta de Nosema bombycis, contribuindo com suas informações para a primeira aplicação prática de um efetivo método de controle de infecções, desta forma a indústria de sedas pode se recuperar dos prejuízos econômicos causados pela doença que atacava e matava lagartas do bicho-da-seda nas diversas sericiculturas européias.

Texto: Prof. Ricardo Cabral (UESC)

Não é o que você procurava ou precisa de mais informações? Entre no Portal de Biologia do OBrasill.com e encontre artigos relacionados