OBrasill.com - a sua página inicial.

BIOLOGIA

Mata Atlântica


Página Inicial|Informática|Educação|Biologia|MegaLoja|Serviços gratuitos

.

Google
Pesquisa personalizada

Aproveite as ofertas do Submarino:

* Resumão de Biologia - ótimo para vestibular, concursos e trabalhos escolares por menos de R$ 10,00 > confira

* Biologia Celular e Molecular - Junqueira & Carneiro nova edição > confira

* Bio: vomule único - Completo para vestibular e ensino médio - Sonia Lopes >confira

Resumão Biologia Biologia Celular e MolecularBiologia, volume únicoOBrasill.com - a sua página inicial leve e rápida. Encontre os menores preços em lojas confiáveis. O melhor conteúdo: Informática, Educação, Biologia, Ciência, Sites

.

Informações sobre a Mata Atlântica - desmatamento, conservação, gestão ambiental, biologia, ecologia

Nesse e nos demais textos do Portal de Biologia do Obrasill.com você encontrará informações úteis para o seu estudo. Caso esteja estudando para um concurso, vestibular, qualquer outra prova ou seleção ou mesmo se estiver preparando um trabalho escolar, as informações a seguir lhe ajudará a obter boas notas. Boa sorte!

Aproveite os menores preços de computadores essa semana. Compare os preços

 

Mata Atlântica: uma mata rica e ameçada.

Texto enviado por Tâmiris Santos

(Assinante OBrasill.com)

A Mata Atlântica originalmente ocupava 16% do território brasileiro, distribuída por 17 Estados. Atualmente este ecossistema está reduzido a menos de 7% de sua extensão original, dispostos de forma fragmentada ao longo da costa brasileira, no interior das regiões Sul e Sudeste, além de trechos nos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul e no interior dos estados nordestinos. (MMA, 2000). Do que se perdeu, pouco se sabe, milhares, ou talvez milhões, de espécies não puderam ser conhecidas.

Publicidade - Encontre os menores preços de Pen drive e MP3 Player / MP4 Player em lojas confiáveis.

Das espécies vegetais, muitas correm risco de extinção por terem seu ecossistema reduzido, por serem retiradas da mata para comercialização ilegal ou por serem extraídas de forma irracional como ocorreu com o pau-brasil e atualmente ocorre com o palmito juçara (Euterpe edulis), entre muitas outras espécies.

Para a fauna, observa-se um número elevado de espécies ameaçadas de extinção, sendo a fragmentação deste ecossistema, uma das principais causas. A fragmentação do habitat de algumas espécies, principalmente de mamíferos de médio e grande porte, faz com que as populações remanescentes, em geral, estejam subdivididas e representadas por um número consideravelmente pequeno de indivíduos (Câmara, 1991).

Apesar de toda a destruição que o ecossistema vem sofrendo, aproximadamente 100 milhões de brasileiros dependem desta floresta para a produção de água, manutenção do equilíbrio climático e controle da erosão e enchentes.

Movimentos conservacionistas começaram no Brasil na década de 1930. A primeira área protegida, o Parque Nacional de Itatiaia (RJ), foi estabelecido em 1937. (Por, 1992). No nível governamental, as primeiras leis importantes, foram aprovadas em 1934, regulando a utilização da água, exploração da floresta, caça e pesca. (Por, 1992).

No âmbito mundial em 1968, a UNESCO sugeriu que fosse estabelecida uma rede mundial de proteção para áreas especiais do planeta. Em 1971, foi criado o programa MaB (Man and Biosphere), o Homem e a Biosfera, com o objetivo de conciliar a proteção do ambiente ao desenvolvimento humano. Nesta mesma década, 1977, foi criado o Parque Estadual da Serra do Mar, que justaposto ao Parque da Serra da Bocaina, formou com ele o maior corredor de proteção do bioma Mata Atlântica, até então. (Rocha, 1998)

Entre as organizações não governamentais houve um aumento na sua participação nas últimas décadas, com a atividade de organizações mais antigas como a Fundação Brasileira de Conservação da Natureza (FBCN), mais novas, como a Fundação SOS Mata Atlântica e ONGs internacionais como a WWF e a Conservation International, que atuam na preservação da Mata Atlântica de diversas formas: colaborando na definição de um método e sua aplicação, possibilitando a identificação de prioridades para a proteção da Mata Atlântica, apoiando movimentos contra agressões ao ecossistema e desenvolvendo projetos de educação ambiental.

Depois de 14 anos de luta em Dezembro de 2006 foi aprovada a lei da Mata atlântica, que inclui o uso sustentável da mata, bem como sua preservação.

Atualmente muitas organizações ambientais se juntaram e pretendem-se implantar o projeto de “corredores ecológicos” que visa reduzir a fragmentação, manter ou restaurar a conectividade da paisagem e facilitar o fluxo genético entre populações.


Fonte: Por, F. D. 1992. Sooretama. The Atlantic Rain Forest of Brazil. SPB Academic Publishing, The Hague, 130p.

Câmara, I. de G. 1991.Plano de ação para a mata atlântica. São Paulo: Fundação SOS Mata Atlântica, 152p.

Rocha, A. A. , Costa, J. P. de O. 1998. A Reserva da biosfera da Mata Atlântica e sua aplicação no Estado de São Paulo. Terra Virgem, Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo. São Paulo.

Principais agressões à Mata Atlântica:

Está sendo derrubada para:

  • Extração de madeira;
  • Moradia, construção de cidades;
  • Agricultura;
  • Industrialização, e conseqüentemente poluição;
  • Construção de rodovias

Além de derrubada sofre:

  • Pesca predatória em seus rios;
  • Turismo desordenado;
  • Comércio ilegal de plantas e animais silvestres;
  • Exportação ilegal de material genético;
  • Fragmentação das áreas preservadas.
Não é o que você procurava ou precisa de mais informações? Entre no Portal de Biologia do OBrasill.com e encontre artigos relacionados