OBrasill.com - a sua página inicial.BIOLOGIA 

Maturidade

   Artigos em Biologia para vestibulares, concursos, trabalhos escolares de nível médio e universitário

 


Página Inicial|Informática|Educação|Biologia|MegaLoja|Serviços gratuitos

.

Google
Pesquisa personalizada

Aproveite as ofertas do Submarino:

* Resumão de Biologia - ótimo para vestibular, concursos e trabalhos escolares por menos de R$ 10,00 > confira

* Biologia Celular e Molecular - Junqueira & Carneiro nova edição > confira

* Bio: vomule único - Completo para vestibular e ensino médio - Sonia Lopes >confira

Resumão Biologia Biologia Celular e MolecularBiologia, volume únicoOBrasill.com - a sua página inicial leve e rápida. Encontre os menores preços em lojas confiáveis. O melhor conteúdo: Informática, Educação, Biologia, Ciência, Sites

.

 

Nesse e nos demais textos do Portal de Biologia do Obrasill.com você encontrará informações úteis para o seu estudo. Caso esteja estudando para um concurso, vestibular, qualquer outra prova ou seleção ou mesmo se estiver preparando um trabalho escolar, as informações a seguir lhe ajudará a obter boas notas. Boa sorte!

Aproveite os menores preços de computadores essa semana. Compare os preços

 

Maturidade Sexual

A maturidade deve ser analisada em termos da relação entre custos e benefícios da reprodução em uma determinada idade. Os benefícios aparecem como um aumento da fecundidade naquela idade e os custos podem aparecer tanto como uma redução na sobrevivência em idades avançadas, uma redução na fecundidade de episódios reprodutivos futuros, ou ambas.

O momento ideal para atingir a maturidade sexual também varia em função da presença de recursos e de inimigos naturais no ambiente, e a determinação da hora exata se torna ainda mais complicada por causa das variações na taxa de crescimento decorrente do suprimento alimentar, da temperatura e de outros fatores ambientais (RICKLEFS, 2003).

Publicidade - Encontre os menores preços de Pen drive e MP3 Player / MP4 Player em lojas confiáveis.

Em um ambiente nutricional bom, que resulta em crescimento rápido, um indivíduo amadurece numa determinada massa e idade. Indivíduos mal nutridos certamente não conseguem atingir a mesma massa a uma determinada idade, e portanto precisam se tornar maduros em um ponto diferente em relação à idade, peso, ou ambas. Ao se deparar com essas variações ambientais, um indivíduo pode seguir dois caminhos, ou então um intermediário entre eles. Primeiro, ele pode se tornar maduro ao atingir uma determinada massa, não importando quanto tempo isso leve. Com uma alimentação pobre isso irá levar mais tempo tornando o indivíduo mais exposto a um período mais longo de risco antes da reprodução. Por outro lado, um indivíduos pode atingir a maturidade em uma idade predeterminada. Com uma nutrição insuficiente, essa estratégia vai resultar num tamanho menor do indivíduo na maturidade o que pode causar uma taxa reprodutiva reduzida para o adulto. A solução ótima está geralmente em algum ponto entre essas duas situações, dependendo em parte do risco de morte quando jovem e da inclinação da curva entre fecundidade e tamanho na maturidade, uma vez que valores mais altos favorecem uma maturação tardia num tamanho maior porque o retorno da fecundidade é maior (RICKLEFS, 2003).

Desse modo, a reprodução tardia é favorecida quando a expectativa de vida é relativamente longa e os indivíduos imaturos se beneficiam de um aumento do crescimento ou do acúmulo de experiência, ao serem ainda férteis no fim de sua vida (RICKLEFS, 2003).

Em invertebrados aquáticos, variações na direção e intensidade das correntes, que possui influência direta na dispersão das larvas, fotoperíodo e até o ciclo lunar podem desempenhar efeitos importantes na determinação do momento em que o indivíduo deve tornar-se maduro.

Referências Bibliográficas

RICKLEFS, R.E. A Economia da Natureza. 5. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003. 503p.

Não é o que você procurava ou precisa de mais informações? Entre no Portal de Biologia do OBrasill.com e encontre artigos relacionados