OBrasill.com - a sua página inicial. Notícias em destaque

 


Reunião anual da SBPC discute qualidade da educação básica


.

.

Google
Pesquisa personalizada

 

Acessoria de Imprensa da CAPES ( Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) - Pesquisadores, professores, estudantes e representantes do governo participaram da abertura da 60ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), no dia 13/07/08, no Ginásio Multidiciplinar, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em São Paulo. O presidente da Coordenacão de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nivel Superior (CAPES/MEC), Jorge Guimarães, representante do ministro da Educação na cerimônia, destacou a convocação do ministro Haddad para o conjunto de ações voltadas para a qualidade do ensino fundamental e médio. Segundo Guimarães, o Ministério da Educação quer alavancar o volume de conhecimento novos que a sociedade e a comunidade científica alcançaram e vêm alcançando para o setor empresarial e industrial.

"Um caso específico é a educação básica. Contamos com a sociedade, com os nossos parceiros, professores, colegas, pesquisadores e com o entusiasmo da nossa juventude, para enfrentar esse que é talvez o maior desafio brasileiro", disse.

Durante o evento, o Ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, destacou o papel importante da SBPC em suas diferentes épocas."A SBPC vem cumprindo e trabalhando incansavelmente para levar a ciência para todo o país, tem inspirado a politica de ciência e tecnologia do governo Lula.Está sendo feito um esforço, para que ciência, tecnologia e inovação se tornem definitivamente pontos importantes da pauta de desenvolvimento desse país" , salientou Rezende.

O presidente da SBPC, Marco Antonio Raupp, destacou o desafio proposto pelo presidente da CAPES. Segundo ele, "é necessário o engajamento da SBPC nessa questão, que é a necessidade de trabalhar pela ampliação da educação em todos os níveis, para atender os anseios de inclusão cultural, social e econômica da população brasileira. A educação é o mecanismo principal para prosseguirmos nessa caminhada. O desafio está feito, e nós vamos procurar a CAPES com propostas concretas para fazermos essa parceria de imediato", afirma Raupp.

Tema - A reunião anual da SBPC ocorre até sexta-feira, dia 18, com o tema Energia, Ambiente e Tecnologia. O tema pretende explorar e discutir os caminhos que o Brasil deve seguir para buscar a inserção do conhecimento científico no setor produtivo e, como consequência, a capacidade de inovação com responsbilidade social e ambiental. A reunião está ocorrendo em Campinas, para celebrar o 60º aniversário da SBPC. Este ano foram homenageados dois professores que contribuíram para o progresso da ciência brasileira. O fisico e coordenador do programa de nanobiotecnologia da CAPES, Sérgio Mascarenhas, e o geneticista Crodowaldo Pavan, ex-presidente do CNPq e da SBPC.

O diretor de educação básica da CAPES, Dilvo Ristoff, participará nesta segunda-feira,14, de mesa-redonda com o tema Formação de Professores de Ciências no Ensino Médio. No dia 16, quarta-feira, o presidente da CAPES participará de mesa-redonda, com o tema Ciência na Escola, e o diretor de programas, Emídio Cantídio, debaterá o tema políticas de pós-graduação e iniciação científica.

A Capes, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) e as secretarias de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC) e de Educação a Distância (Seed/MEC) apresentarão trabalhos no evento.

No local, os participantes da 60ª Reunião poderão conhecer o Portal de Periódicos da CAPES, maior banco de periódicos científicos do mundo, e ainda conhecer o processo de concessão de bolsas no Brasil e no exterior financiadas pela agência. Estarão disponíveis publicações da pós-graduação brasileira, entre elas, a Revista Brasileira da Pós-Graduação (RBPG ), editada pela CAPES. (Assessoria de Imprensa da CAPES).