OBrasill.com - a sua página inicial.BIOLOGIA

Cultivo de orquídeas: adubação, pragas e doenças


Página Inicial|Informática|Educação|Biologia|MegaLoja|Serviços gratuitos

.
Google
Pesquisa personalizada

Aproveite as ofertas do Submarino:

* Resumão de Biologia - ótimo para vestibular, concursos e trabalhos escolares por menos de R$ 10,00 > confira

* Livros sobre orquídeas > confira

* Bio: vomule único - Completo para vestibular e ensino médio - Sonia Lopes >confira

Resumão Biologia Diversos livros sobreorquídeasBiologia, volume únicoOBrasill.com - a sua página inicial leve e rápida. Encontre os menores preços em lojas confiáveis. O melhor conteúdo: Informática, Educação, Biologia, Ciência, Sites

.

Aproveite os menores preços de computadores essa semana. Compare os preços

 

ADUBAÇÃO

As orquídeas necessitam de alimento como qualquer outra planta.

Quando o adubo for líquido, dilua um milímetro (é igual a um centímetro cúbico) em um litro de água. Uma seringa de injeção é um medidor prático.

Quando sólido, mas solúvel em água, dilua uma colher de chá (1g) em um litro de água numa freqüência de uma vez por semana. Estas soluções podem atuar como adubo foliar, mas nunca aplique durante o dia, pois os estômatos das folhas (minúsculas válvulas) estarão fechados. Faça-o de manhã, antes do sol nascer, ou no fim da tarde, molhando os dois lados da folha (o número de estômatos é maior na parte de baixo das folhas).

Publicidade - Encontre os menores preços de Pen drive e MP3 Player / MP4 Player em lojas confiáveis.

Concentração do adubo menor que o indicado acima ou pelo fabricante nunca é prejudicial. Uma outra opção é diluir o adubo citado acima (1 mililitro ou 1 grama) em 20 litros de água (ou mais) e com ele borrifar diariamente as plantas. Você pode obter excelentes resultados, correspondendo a um tratamento homeopático. Dosagem maior que a indicada funciona como veneno e pode até matar a planta. Se o adubo for sólido insolúvel na água, com o adubo da AOSP pode ser colocado diretamente no vaso numa medida de uma a duas colheres de chá, dependendo do tamanho do vaso, uma vez por mês. É preciso cuidar para não jogar diretamente sobre as raízes expostas.

Obs.: Cessar a adubação quando o pseudobulbo estiver amadurecido, exceto para as plantas monopodiais que têm crescimento contínuo.

PRAGAS E DOENÇAS

Plantas bem cultivadas, isto é, com bom arejamento, boa iluminação, num local de alta umidade relativa e bem alimentadas, dificilmente estão sujeitas a pragas e doenças. Falta de arejamento e iluminação deficiente podem ocasionar o aparecimento de pulgões e cochinilhas (semelhante a um pó branco) que podem ser eliminados por catação manual ou como uso de uma escova de dente molhada de caldo de fumo, se forem poucas plantas. Se o número de plantas for tal que impossibilite este processo, você pode usar um inseticida adequado. Planta encharcada pelo excesso de água ou submetida a chuvas prolongadas podem ser atacadas por fungos e/ou bactérias causando manchas nas folhas e/ou apodrecimento de brotos novos. Na verdade, o encharcamento não é a causa direta do apodrecimento das raízes. O que ocorre é que os fungos ou nematóides que estavam em estado latente, ao encontrar condições favoráveis, se ativam e atacam as raízes.

No comércio existem muitos tipos de fungicidas e inseticidas, mas o manuseio requer cuidados especiais, pois são tóxicos para os seres humanos e outros seres vivos. Deixamos aqui a velha receita caseira do caldo de fumo que não é nocivo e é fácil de preparar.

Ferva 100 gramas de fumo de rolo picado e um litro e meio de água; acrescente uma colher de chá de sabão de coco em pó e borrife as plantas infectadas. É importante ferver o fumo, pois pode ser portador do vírus do tabaco.

Para combater pulgões e cochonilhas, pode-se também usar um spray doméstico, tipo mata moscas, baratas, etc., feito à base de água e não de querosene. Uma outra boa opção é usar o óleo da semente de Nim que atua como inseticida e fungicida.

Não é o que você procurava ou precisa de mais informações? Entre no Portal de Biologia do OBrasill.com e encontre artigos relacionados