OBrasill.com - a sua página inicial.BIOLOGIA 

Porifera: acidentes com esponjas

   Artigos em Biologia para vestibulares, concursos, trabalhos escolares de nível médio e universitário


Página Inicial|Informática|Educação|Biologia|MegaLoja|Serviços gratuitos

.

Google
Pesquisa personalizada

Aproveite as ofertas do Submarino:

* Resumão de Biologia - ótimo para vestibular, concursos e trabalhos escolares por menos de R$ 10,00 > confira

* Biologia Celular e Molecular - Junqueira & Carneiro nova edição > confira

* Bio: vomule único - Completo para vestibular e ensino médio - Sonia Lopes >confira

Resumão Biologia Biologia Celular e MolecularBiologia, volume únicoOBrasill.com - a sua página inicial leve e rápida. Encontre os menores preços em lojas confiáveis. O melhor conteúdo: Informática, Educação, Biologia, Ciência, Sites

.

Nesse e nos demais textos do Portal de Biologia do Obrasill.com você encontrará informações úteis para o seu estudo. Caso esteja estudando para um concurso, vestibular, qualquer outra prova ou seleção ou mesmo se estiver preparando um trabalho escolar, as informações a seguir lhe ajudará a obter boas notas. Boa sorte!

Aproveite os menores preços de computadores essa semana. Compare os preços

 

Esponjas são animais sésseis, de estrutura celular normalmente simples, apresentando uma miríade de matizes e formas. A maioria é provida de esqueleto interno provido de espículas calcáreas e silicosas, podendo estar acompanhadas de fibras orgânicas. Este conjunto suporta e por vezes dá forma ao tecido vivo que é formado por células de aspecto e funções peculiares. É interessante que ainda não temos registro da atividade tóxica das esponjas. Por outro lado, Nonato In SCHVARTSMAN (1992) comenta que possivelmente os acidentes registrados por pescadores tenham sua origem em outros organismos presentes sobre as mesmas.

Publicidade - Encontre os menores preços de Pen drive e MP3 Player / MP4 Player em lojas confiáveis.

Existem registros da ocorrência de Sagartia spp, que coexistem sobre esponjas; sendo responsáveis por alguns acidentes dérmicos. Adicionalmente registramos a importância das esponjas silicosas (Demospongiae) como responsáveis por dermatites, apresentando sintomas similares aos causados pelo contato com a seiva vegetal de Rhus sucedanea eR. toxicodendron; que em indivíduos sensíveis, podem provocar irritação cutânea e edema local difuso. Possivelmente alguns acidentes decorrentes da manipulação imprudente são oriundos das tentativas deliberadas de testar sua consistência por compressão entre os dedos; que desta forma, propicia a penetração através da pele de inúmeras espículas, que podem ser responsabilizadas por dermatites, na maioria dos casos, com significativa gravidade para qualquer desatento e desenformado. Além da necessidade de tratamento médico imediato, em situações de emergência é tradicionalmente sugerido que se faça uma cuidadosa higienização do local , adicionando soluções anti-sépticas, somado a intenção de minimizar a dor. Entretanto simplesmente porque trata-se de uma dermatite por hipersensibilização; que dependendo de cada história alérgica pessoa, conhecida ou não. Pode redundar em algum agravamento em médio e longo prazo. Sugerimos não esperar. Possivelmente deverá ser administrado anti-histamínicos e corticosteróides tópicos e em alguns casos corticosteróides sistêmicos e epinefrina.

Considerando o quadro que pode originar; é importante a retirada do acometido do local, e além da assepsia local com soluções de emergências paliativas, é fundamental procurar um médico com urgência, acompanhado do animal responsável pelo acidente (é o ideal), para estudo e seu reconhecimento por especialistas do grupo. Desta forma, possivelmente poderemos estar contribuindo para melhorar nosso conhecimento sobre os cuidados necessários na manipulação deste grupo de organismos, além de evitar o agravamento do acidente por automedicação; que descartamos em qualquer hipótese, principalmente levando em conta os riscos e responsabilidade desta ação.

Texto: Prof. Ricardo Cabral (UESC)

Não é o que você procurava ou precisa de mais informações? Entre no Portal de Biologia do OBrasill.com e encontre artigos relacionados