OBrasill.com - a sua página inicial.BIOLOGIA

Porifera: Importância médica 

  Artigos em Biologia para vestibulares, concursos, trabalhos escolares de nível médio e universitário


Página Inicial|Informática|Educação|Biologia|MegaLoja|Serviços gratuitos

.

Google
Pesquisa personalizada

Aproveite as ofertas do Submarino:

* Resumão de Biologia - ótimo para vestibular, concursos e trabalhos escolares por menos de R$ 10,00 > confira

* Biologia Celular e Molecular - Junqueira & Carneiro nova edição > confira

* Bio: vomule único - Completo para vestibular e ensino médio - Sonia Lopes >confira

Resumão Biologia Biologia Celular e MolecularBiologia, volume únicoOBrasill.com - a sua página inicial leve e rápida. Encontre os menores preços em lojas confiáveis. O melhor conteúdo: Informática, Educação, Biologia, Ciência, Sites

.

Nesse e nos demais textos do Portal de Biologia do Obrasill.com você encontrará informações úteis para o seu estudo. Caso esteja estudando para um concurso, vestibular, qualquer outra prova ou seleção ou mesmo se estiver preparando um trabalho escolar, as informações a seguir lhe ajudará a obter boas notas. Boa sorte!

Aproveite os menores preços de computadores essa semana. Compare os preços

 

A atividade antifúngica é menos freqüente em esponjas do que a antibacteriana. Cerca de uma dúzia de spp do litoral sudeste têm atividade antifúngica demonstrada. Estes recursos podem ser explorados por meio de 5 métodos básicos:

  • extrativismo direto
  • síntese química
  • aquacultura
  • engenharia genética
  • cultura de células.

Publicidade - Encontre os menores preços de Pen drive e MP3 Player / MP4 Player em lojas confiáveis.

Cada um destes métodos tem suas vantagens e dificuldades, e a forma mais eficaz de exploração pode ser diferente para cada sp ou envolver o emprego de mais de uma técnica entre as 5 citadas acima. Suas peculiaridades fazem das esponjas de modo geral um recurso renovável com amplo espectro de aplicações. O conhecimento e a utilização efetiva desses animais no Brasil é ainda muito reduzida. HAJDU et al. (2000) comentam que as esponjas representam um dos grupos mais promissores no que diz respeito a produção de novos compostos de interesse. Do ponto de vista químico são um dos organismos mais estudados. Centenas de componentes, nos últimos 20 anos foram isolados, muitos com fortes atividades biológicas e farmacológicas; um dos mais importantes aspectos observados são os extratos com altas porcentagens de atividade anti-tumoral; entretanto será preciso ainda muita cautela, tendo em vista a necessidade de caracterizar com mais eficácia não somente as spp estudadas, bem como, os aspectos histológicos, fisiológicos e morfológicos dentro do contexto orgânico do animal. Na região sudeste, Arenosclera brasiliensis e Clathrina aurea já demonstraram possuir atividades antimicrobianas; possivelmente além dos 40 % das spp desta região que comprovadamente ostentam propriedades farmacológicas conhecidas; é possível extrapolar para os 60% das spp esta expectativa, tendo em vista, sejam pesquisadas neste prisma. Foi observado na esponja Amphimedom viridis sua capacidade de produzir: amphitoxina, halitoxina, alcalóides guanidínicos com atividade antibacteriana, citotóxica, ictiotóxica e hemolítica; além de causar redução do nível de glicose no sangue em cobaias. Extratos brutos de Cliona celata contem atividade antibacteriana, antifúngica, citotóxica, antimicótica, antiviral e ictiotóxica. Adicionalmente Scopalina ruetzleri produz ulosantoina, um potente inseticida, e compostos indólicos reguladores do crescimento de plantas; Tedania ignis produz um macrolídeo citotóxico denominado tedanolide, e seu extrato bruto metanólico tem atividade antibacteriana, antifúngica, citotóxica e anti-tumoral; Aplysina fulva e Dysidea aff.fragilis ,conhecidas no litoral sudeste, apresentam respectivamente atividade antimicrobiana e cito e ictiotóxica.

Texto: Prof. Ricardo Cabral (UESC)

Não é o que você procurava ou precisa de mais informações? Entre no Portal de Biologia do OBrasill.com e encontre artigos relacionados