OBrasill.com - a sua página inicial.

BIOLOGIA

Proteínas

Artigos em Biologia para vestibulares, concursos, trabalhos escolares de nível médio e universitário


Página Inicial|Informática|Educação|Biologia|MegaLoja|Serviços gratuitos

.
Google
Pesquisa personalizada

Aproveite as ofertas do Submarino:

* Resumão de Biologia - ótimo para vestibular, concursos e trabalhos escolares por menos de R$ 10,00> confira

* Biologia Celular e Molecular - Junqueira & Carneiro nova edição > confira

* Bio: vomule único - Completo para vestibular e ensino médio - Sonia Lopes >confira

Resumão Biologia Biologia Celular e MolecularBiologia, volume únicoOBrasill.com - a sua página inicial leve e rápida. Encontre os menores preços em lojas confiáveis. O melhor conteúdo: Informática, Educação, Biologia, Ciência, Sites

.

 

Nesse e nos demais textos do Portal de Biologia do Obrasill.com você encontrará informações úteis para o seu estudo. Caso esteja estudando para um concurso, vestibular, qualquer outra prova ou seleção ou mesmo se estiver preparando um trabalho escolar, as informações a seguir lhe ajudará a obter boas notas. Boa sorte!

Aproveite os menores preços de computadores essa semana. Compare os preços

CADASTRO NACIONAL DE BIÓLOGOS E ESTUDANTES DE BIOLOGIA

Participe!

 

PROTEÍNAS

As proteínas são os compostos orgânicos mais abundantes nos seres vivos. Possuem função principalmente estrutural, entretanto, com a escassez de outras fontes de energia, como carboidratos e lipídios, as proteínas podem ser degradadas para a liberação de energia. São macromoléculas complexas, de alto peso molecular e constituídas de unidades menores chamadas aminoácidos.

Aminoácidos

Conhecidos também como monopeptídios, os aminoácidos são as unidades básicas das proteínas. São conhecidos cerca de vinte aminoácidos primários.

OUTROS AMINOÁCIDOS

Existem cerca de 300 aminoácidos adicionais nas células, porém eles são derivados dos aminoácidos adicionais e não participam da constituição das proteínas, com raras exceções.

As células vegetais conseguem sintetizar todos os aminoácidos. Entretanto, as células animais não conseguem produzir todos, tendo que adquirir os demais através da alimentação. Os aminoácidos que um determinado animal consegue produzir são chamados de naturais e os que devem ser adquiridos na alimentação são denominados de essenciais.

Polipeptídeos

Quando um aminoácido liga-se a outro em uma reação de condensação chamada de ligação peptídica ocorre a perda de uma molécula de água. Após a fusão de vários aminoácidos forma-se o polipeptídio.

Os polipeptídios mais complexos, formados por um grande número de aminoácidos, são as proteínas.

As proteínas podem ser simples ou conjugadas. As simples são constituídas apenas por aminoácidos, já conjugadas são associadas a radicais não-protéicos, denominados grupos prostéticos.

Outra característica importante das proteínas é que elas desnaturam-se, ou seja, perdem as suas funções quando são submetidas a temperaturas elevadas (geralmente acima de 45°C) ou a um pH acima ou abaixo do seu pH ideal.

Enzimas

As enzimas são proteínas especiais, presente em pequenas quantidades no organismo, que atuam como catalisadores orgânicos, diminuindo a energia de ativação e aumentando a velocidade das reações.

Cada enzima atua sobre um substrato específico e realizam sempre o mesmo tipo de reação. Essa propriedade das enzimas é conhecida como Teoria da Chave-Fechadura.

Após a reação as enzimas permanecem intactas, de modo que uma enzima pode realizar inúmeras reações.

Alguns fatores influenciam na atividade das enzimas, são eles:

  • Temperatura – cada enzima possui uma temperatura em que sua atividade é máxima, essa temperatura é chamada temperatura ótima. Abaixo ou acima desse ponto a ação da enzima diminui. Lembre-se que toda enzima é uma proteína (com raríssimas exceções) e que uma proteína se desnatura a temperaturas elevadas.
  • pH – cada enzima também possui um pH ótimo, onde sua atividade é máxima. Acima ou abaixo desse pH a enzima diminui sua ação, podendo desnaturar-se, assim como qualquer proteína.
  • Concentração do substrato – o substrato são as substâncias sobre as quais a enzima desempenha a sua função. Sendo assim, quanto mais substratos presentes na célula maior será a atividade das enzimas, pois vai ser mais fácil para elas “encontrarem” seus substratos. A atividade das enzimas aumenta até que todas as enzimas estejam “ocupadas” com seus substratos. Diferente dos outros fatores, a concentração do substrato não causa a desnaturação.

Algumas enzimas só se tornam ativas quando estão associadas a outros elementos não-protéicos,denominados cofatores, como o K+, Mn++, Ca++, ou pequenas moléculas, neste caso chamadas de coenzima.

Essa associação pode ser temporária, somente no momento da reação, ou permanente.Quando permanente, o cofator é denominado grupo prostético. Deve-se salientar que, assim como as enzimas, os cofatores não se alteram quimicamente após a reação.

O conjunto da enzima (ou seja, a proteína) mais a coenzima chama-se holoenzima. Quando consideramos apenas a parte protéica da holoenzima chamamos de apoenzima.

Anticorpos

Anticorpos são proteínas especiais que reagem, de forma extremamente específica, com substâncias estranhas que penetram o organismo, e que passam a ser chamadas de antígenos.

Sempre que o organismo recebe uma substância estranha (antígeno), passa a produzir anticorpos que irão combater o antígeno.

Assim, se um organismo for invadido pelas bactérias que provocam a coqueluche, ela passará a produzir anticorpos que irão reagir com as bactérias e com as substâncias tóxicas produzidas por elas. Um aspecto importante é que esse anticorpo produzido irá reagir apenas com o seu antígeno (bactéria da coqueluche), caso haja a invasão de outro tipo de substância, outro anticorpo será produzido.

Não é o que você procurava ou precisa de mais informações? Entre no Portal de Biologia do OBrasill.com e encontre artigos relacionados

 

OBrasill Mail - Mais de 6,5 giba bites de espaço, estrutura confiável desenvolvido pela Google®, e-mail grátis, fácil de usar e com muitos recursos