OBrasill.com - a sua página inicial.BIOLOGIA 

Características gerais dos protozoários

  Artigos em Biologia para vestibulares, concursos, trabalhos escolares de nível médio e universitário


Página Inicial|Informática|Educação|Biologia|MegaLoja|Serviços gratuitos

.

Google
Pesquisa personalizada

Aproveite as ofertas do Submarino:

* Resumão de Biologia - ótimo para vestibular, concursos e trabalhos escolares por menos de R$ 10,00 > confira

* Biologia Celular e Molecular - Junqueira & Carneiro nova edição > confira

* Bio: vomule único - Completo para vestibular e ensino médio - Sonia Lopes >confira

Resumão Biologia Biologia Celular e MolecularBiologia, volume únicoOBrasill.com - a sua página inicial leve e rápida. Encontre os menores preços em lojas confiáveis. O melhor conteúdo: Informática, Educação, Biologia, Ciência, Sites

.

 

Nesse e nos demais textos do Portal de Biologia do Obrasill.com você encontrará informações úteis para o seu estudo. Caso esteja estudando para um concurso, vestibular, qualquer outra prova ou seleção ou mesmo se estiver preparando um trabalho escolar, as informações a seguir lhe ajudará a obter boas notas. Boa sorte!

Aproveite os menores preços de computadores essa semana. Compare os preços

 

Os protozoários são organismos unicelulares que constituem uma reunião diversificada de cerca de 80.000 spp ( são conhecidas: de simples amebas as formas complicadas como ciliados, variando sua organização morfológica, características , comportamento, habitat, etc); atualmente estão separados em filos, que juntamente com as algas constituem o Reino Protoctista (RUPPERT e BARNES, 1995). Apresentam expressiva diversidade, simetria e complexidade estrutural; exibindo considerável multiplicidade de adaptações as condições ambientais. Podem ser solitários ou coloniais.

Publicidade - Encontre os menores preços de Pen drive e MP3 Player / MP4 Player em lojas confiáveis.

As colônias são formas de organismos constituídos por mínima diversidade celular; não constituindo um verdadeiro tecido. As células reprodutoras produzem zigotos por fusão sexual, podendo produzir estágio similar a blástula, nunca chegando, entretanto ao estágio de gástrula. Colônias de protozoários são agregados de células sem diferenciação histológica, podendo ser distinguível dos metazoários.

Ocorrem onde exista umidade, podendo ser comensais ou mutualistas; com poucas spp parasitas em outros organismos. Morfologicamente são uma única célula que manifesta todas as características comuns de um organismo metazoário. As ações fisiológicas executadas, em grande parte são comparáveis com a dos orgãos dos metazoários que são constituídos de inúmeras células agrupadas em tecidos e denominadas de organelas ou células-orgãos. Uma única célula de protozoário pode ser considerado um organismo completo, diferente de uma célula de metazoário ,em que cada célula é dependente de outra. Kudo (1960), relata que muitos protozoologistas ainda consideram os protozoários como animais unicelulares. Apesar do processo de evolução orgânica, apresentam conhecida diferenciação celular e diferenças histológicas com os metazoários. Apesar de unicelulares, Protozoa e Protophyta são diferentes. A maioria dos protozoários pode ser caracterizado pelas dimensões, métodos de nutrição, direção do plano de divisão, p.ex.: muitos Protophyta possuem material nuclear, difíceis de observar em muitas formas; em contra partida, todos os protozoários contém pelo menos 1 núcleo facilmente observável. A fissão binária de Protozoa e Protophyta (grupo que atualmente está alocado entre os protozoários flagelados) é respectivamente longitudinal e transversal. Uma exceção é a Opalina(que anteriormente estava alocada no filo Ciliophora; e hoje constitue o filo Opalinata); que se multiplica por divisão transversal.

Em geral a nutrição dos protozoários é holozóica ou saprofítica, entretanto, encontramos inúmeras spp que utilizam-se dos 2 métodos.

Distinção clara entre protozoários com ou sem pigmento clorofílico é difícil (HAECKEL, 1866; CALKINS, 1933). HAECKEL (1866) juntou com Protistas estes organismos; em contrapartida, CALKINS (1933) excluiu os Mastigophora, por apresentarem cromatóforos. KUDO(1960); observou desta forma a relação fechada deste grupo e considera a possibilidade de um ancestral comum.

Texto: Prof. Ricardo Cabral (UESC)

Não é o que você procurava ou precisa de mais informações? Entre no Portal de Biologia do OBrasill.com e encontre artigos relacionados

Referências Bibliográficas dos textos sobre os Protoctista

BARNES, R. Zoologia de Invertebrados 4. Ed.São Paulo : Roca , 1984.

BRUSCA, R. & BRUSCA, G.J. InvertebratesSunderland : Sinauer, 1990.

DORIT,R.; WALKER Jr W. F. & BARNES, R. D. ZoologyPhiladelphia : Saunders, 1991.

RUPPERT, E. E. & BARNES, R. D.Invertebrate Zoology 6. Ed.Fort Worth : Saunders, 1991.

BARNES, R.S.K.; CALOW,P.; OLIVE, P.J.W. & GOLDING, D.W.The invertebrates : a new synthesisOxford : Blackell,1994.

MEGLITSCH, P. A . Zoologia de InvertebradosMadrid : H. Blume, 1972