OBrasill.com - a sua página inicial.BIOLOGIA 

Sistema digestório  

Artigos em Biologia para vestibulares, concursos, trabalhos escolares de nível médio e universitário


Página Inicial|Informática|Educação|Biologia|MegaLoja|Serviços gratuitos

.

Google
Pesquisa personalizada

Aproveite as ofertas do Submarino:

* Resumão de Biologia - ótimo para vestibular, concursos e trabalhos escolares por menos de R$ 10,00 > confira

* Biologia Celular e Molecular - Junqueira & Carneiro nova edição > confira

* Bio: vomule único - Completo para vestibular e ensino médio - Sonia Lopes >confira

Resumão Biologia Biologia Celular e MolecularBiologia, volume únicoOBrasill.com - a sua página inicial leve e rápida. Encontre os menores preços em lojas confiáveis. O melhor conteúdo: Informática, Educação, Biologia, Ciência, Sites

.

 

Nesse e nos demais textos do Portal de Biologia do OBrasill.com você encontrará informações úteis para o seu estudo. Caso esteja estudando para um concurso, vestibular, qualquer outra prova ou seleção ou mesmo se estiver preparando um trabalho escolar, as informações a seguir lhe ajudará a obter boas notas. Boa sorte!

Aproveite os menores preços de computadores essa semana. Compare os preços

 

Depois que fazemos uma refeição, os nutrientes presentes nos alimentos têm que chegar às células. No entanto, boa parte deles não as atinge diretamente. Por isso, estes nutrientes precisam ser transformados para então nutrir o nosso corpo. Isso acontece por que as células só conseguem absorver nutrientes simples e esse processo de “simplificação” é chamado de digestão. No processo de digestão as moléculas de nutrientes complexas são transformadas em moléculas simples.

O sistema digestório é formado por um longo tubo musculoso, no qual fazem parte os seguintes órgãos: boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado e grosso. Além destes também fazem parte do sistema digestório os órgãos anexos: glândulas salivares, fígado, pâncreas e vesícula biliar.

  • Boca: é através dela que o alimento entra no sistema digestório. Nela encontramos a língua e os dentes, estruturas relacionadas com a mastigação e deglutição.
  • Faringe: é um canal comum às vias digestórias e respiratórias, que liga a boca ao esôfago.
  • Esôfago: é um longo canal que liga a faringe ao estômago, sendo responsável por encaminhar os alimentos.
  • Estômago: tem o formato de uma bolsa, sendo localizado abaixo do abdômen. É um órgão muscular revestido internamente por uma glândula especial (mucosa gástrica) produtora do suco gástrico. Sua principal função é na digestão das proteínas. As proteínas são transformadas pela pepsina, principal enzima do estômago
  • Intestino delgado: é um tubo que mede aproximadamente 6m de comprimento. É dividido em três partes: duodeno, o jejuno e o íleo. No duodeno são lançadas as secreções do fígado, da vesícula biliar e do pâncreas, sendo realizado portanto a digestão química. No jejuno começa a absorção dos nutrientes. O íleo é o último segmento do intestino delgado. A principal função do intestino delgado é a transformação das moléculas complexas de lipídios e carboidratos em moléculas simples.

  • Intestino grosso: local de absorção da água. Nele encontram-se muitas bactérias que dissolvem os restos alimentares não assimiláveis, que se condensam formando detritos inúteis e estes são evacuados. O intestino grosso é dividido em: ceco, colo, reto. O reto se comunica com o exterior através da abertura denominada ânus. Ao redor do ânus encontra-se um músculo chamado de esfíncter, que controla a passagem das fezes.

  • Órgãos anexos:

a)Glândulas salivares: produzem a saliva, composta principalmente por água, sais minerais, substâncias bactericidas e enzimas (ptialina e amilase)

b)Fígado: secreta a bile, substância que atua na digestão de lipídios; armazena ferro e vitaminas.

c)Pâncreas: produz o suco pancreático, que atua na digestão e dois tipos de hormônios, responsáveis pela regulação da quantidade de glicose no sangue.

d)Vesícula biliar: armazena a bile.